Layout

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Calorias Juninas...


O mês de junho tem um gostinho todo especial para os pequenos (e para os grandes também). Além de ser o mês em que as crianças fazem contagem regressiva - afinal, as férias estão logo aí! - esta é a época das festas juninas e com elas, vem aqueles quitutes maravilhosos, que só comemos nesta época mesmo.

Chega a dar água na boca quando pensamos muito nas barraquinhas que teremos em nossa frente, não é mesmo? O problema não é a festa junina em sí, e sim o consumo excessivo e como faremos para nos livrar daqueles quilinhos a mais que adquirimos na temporada.

E lembre-se que na maioria das vezes estas festas juninas não são só durante um final de semana, geralmente, elas duram mais, e com certeza o convite para ir serão muitos. Com isso resolvi dar algumas dicas para que você possa curtir o arraial numa boa:

- Geralmente não vamos ás festas juninas sozinhas, portanto escolha o que vai comer democraticamente, e divida com um amigo.

- Entre as diversas opções oferecidas a base de milho, por exemplo, opte por somente por uma: curau ou pamonha ou pipoca ou milho verde, ou bolo de milho...

- Antes de sair de casa, organização e disciplina é fundamental, por isso, já tenha uma idéia do que irá comer, pois como as opções são diversas e você corre o risco de acabar comendo mais do que devia.

- Evite dois pratos típicos que levam ingredientes semelhantes, e muito pesados. Quando chegar na hora de comer aquele docinho, escolha somente um tipo, e não coma mais que um pedaço.

- Muitos dos quitutes podem ser preparados de maneira menos calórica. Substituir o leite integral pelo desnatado, a farinha branca pela integral, margarina light ao invés da manteiga e usar o adoçante no lugar do açúcar ajuda a reduzir os prejuízos à saúde. Acrescente aos doces como bolos, arroz doce e curau sementes de linhaça, aveia, e canela em pó. São alimentos nutricionalmente importantes para a saúde e que incrementarão as preparações.

- Devido às baixas temperaturas, nosso organismo gasta mais calorias para manter-se aquecido e por isso fica mais fácil de perder peso. Aproveite também para dançar quadrilha e gastar ainda mais energia.

É bom não exagerar, e ficar de olhos bem abertos (e de boca um pouquinho fechada) para todas as tentações que são oferecidas. Para você ter uma pequena noção das calorias essas delícias têm, de uma olhadinha abaixo:


Bolo de mandioca com coco: 300 kcal (1 fatia grande)

Paçoca: 115 Kcal (1 unidade)

Pé de moleque: 50 Kcal (20g)

Amendoim torrado: 300 kcal (3 colheres de sopa)

Cachorro-quente: 330 Kcal (1 unidade)

Milho verde: 108 Kcal (1 espiga média)

Curau: 231 Kcal (1 xícara de chá)

Pipoca: 100 kcal (1 saco pequeno)

Bolo de milho: 219 Kcal (1 fatia média)

Bolo de fubá: 220 kcal (1 fatia média)

Canjica: 135 kcal (1 concha média)

Pinhão: 12 kcal (1 unidade)

Quentão: 280 kcal (150 ml)

Vinho quente: 180 Kcal (150 ml)

Dra. Julyanna L. Célico - Nutricionista

2 comentários:

  1. Opa.. Dicas boas essas!!!
    Fiquei =( com as calorias dos doces... aiii que tristeza!
    Beijocas...
    Dy

    ResponderExcluir
  2. A paçoca tão pequena tão saborosa e tão calórica o Myyyyyy
    Bjs

    ResponderExcluir