Layout

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Matéria no Ar - Meu Nutricionista


Matéria no Ar -  Site Meu Nutricionista

Lanche para consumir na escola - como montar?

O lanche é fundamental do ponto de vista nutricional e alimentar. As crianças em idade escolar, no qual há um desenvolvimento de atividades físicas (brincadeiras, pular correr) e intelectuais (capacidade de concentração, familiarização com letras e números), não devem permanecer longos períodos em jejum.
 
O lanche não é o vilão que tira o apetite das crianças antes do almoço ou jantar. O horário de lanche da escola, o tipo e quantidade de alimentos é que devem ser selecionados.
 
O principal cuidado é preparar um lanche saudável e variado, que ao mesmo tempo satisfaça ao paladar da criança. Tenha apenas atenção ao consumo excessivo de chocolates, doces, balas, refrigerantes e salgadinhos.
 
Geralmente eles roubam a cena do almoço e do jantar, pois são excessivamente calóricos e não têm valor nutritivo. Seu filho precisa muito mais do que gordura e açúcar para crescer forte e saudável, certo?
 
Para chamar a atenção dele, convide-o para montar o próprio lanche com você. Além de um momento divertido, as chances de adesão para inserir alimentos saudáveis aumentarão! Crie novos formatos de pães, enfeites, decorações com corte legumes, embalagens diferenciadas, mensagens de carinho junto ao lanche, entre outros. Chamar a atenção é uma estratégia interessante e que com certeza dará resultados. Experimente.
 
Quais os itens devem compor um lanche saudável, equilibrado e apetitoso?
 
Um líquido: para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas. Devem ser acondicionados em garrafas térmicas de lancheiras, podem ser sucos naturais, chás, água de coco engarrafadas ou em embalagem tetra-pack. Evite os refrigerantes!
 
Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pera, mexerica, uva).
 
Um tipo de carboidrato: sua principal função é fornecer energia. Ofereça pães (integral, de fôrma, sírio, broa), bolachas, bolos. Cuidado com a quantidade, pois são apenas parte do lanche.
 
Um tipo de proteína: responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de estarem ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas (queijos, requeijões), iogurtes, frios e defumados; os mesmos devem se mantidos em temperatura adequada e não permanecer muito tempo  na lancheira, evitando a proliferação de micro-organismos.
 
Incremente o sabor dos lanches usando temperos naturais como: limão, hortelã, cheiro verde, manjericão, orégano, alecrim, cravo, canela.
 
Como arrumar os alimentos na lancheira para manter as condições de higiene?

- Deixar os alimentos longe dos outros materiais que as crianças levam para a escola.
 
- Para que o aroma do sanduíche não interfira no gosto da fruta, guarde tudo separado e bem embalado. Mande as frutas já lavadas e secas e envolva o sanduíche em papel filme.
 
- Sempre utilize lancheiras de material térmico para manter a qualidade e segurança dos alimentos.
 
Opção de lanche escolar

SANDUÍCHE JULIETA
 
Ingredientes:
2 fatias de pão integral
1 colher (sopa) de atum ralado ou frango desfiado
1 colher (sopa) de cream cheese light
1 colher (sopa) de cenoura ralada
1 colher (sopa) de milho verde
1 fio de azeite de oliva
folhas de alface
sal e salsinha/cebolinha á vontade
 
Modo de Preparo
Numa travessa, misture o cream cheese light, junto com o sal, salsinha/ cebolinha, e o fio de azeite de oliva. Acrescente o atum ou o frango desfiado, o milho verde, a cenoura ralada e misture bem. Monte uma camada dessa mistura sobre 1 fatia de pão, acrescente a folha de alface, e finalize com a outra fatia de pão. Embrulhe num filme plástico e depois no papel alumínio.
Esse lanche possui o equilíbrio ideal entre os carboidratos, proteínas, gorduas, vitaminas, minerais e fibras que o seu filho precisa. Crie lanches seguindo aproximadamente esse padrão e use a criatividade a cada instante para o bem-estar do seu filho!
 
Um abraço !
 
Dra.  Julyanna L. Célico

2 comentários:

  1. Que dica fabulosa, daqui uns anos minha filha estará precisando ir a escola já saberei como arrumar e o que colocar de opção para o lanche, mas enquanto isso posso usar as dicas quando for a passeios, viagens. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente matéria, Julyanna! Tem ajudado muitas pessoas! Sempre que quiser, escreva-nos, só nos procurar. Um abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir