Layout

terça-feira, 12 de julho de 2011

Iogurte ajuda a emagrecer

Estudo americano revela que o iogurte ajuda a emagrecer



x

Todo dia é a mesma coisa: a gente vai lá de prato na mão, passa na frente e parece que tem comida que abre logo um sorriso: 'Vem, me escolhe, me saboreie'. Em geral, quem dá a piscadinha são os vilões da balança.


Pesquisadores americanos pesaram 120 mil pessoas e anotaram o que comeram durante 20 anos. Investigaram os dados e chegaram ao veredicto, uma lista de culpados: os alimentos que, se consumidos diariamente, acarretam mais quilos na balança ao longo do tempo. Foi batata – ou melhor, deu batata-frita em 1º lugar. De acordo com a pesquisa, quem come uma porção de batatas-fritas por dia, ao final de quatro anos pesará aproximadamente 770g a mais só por conta da batatinha. Em 2º lugar, refrigerante ou suco adoçado. Quem toma todos os dias ganha 450g. O 3º maior vilão é a carne vermelha. Se consumida diariamente, ela será responsável por 430g em quatro anos.

Os americanos pesquisados engordaram, em média, cerca de 1 ½ kg ao longo dos 4 anos. O ganho de peso gradual atrapalha a identificação dos culpados. Por isso, essa pesquisa é importante, porque ela dá nome aos bandidos. Qual a novidade desse estudo especificamente? O que chama a atenção? A novidade é que as pessoas achavam que podiam comer um pouquinho de cada coisa e não ia fazer diferença. Mas a gente viu nesse estudo que, a longo prazo, faz diferença. Então, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade do que você come.

Para saber identificar a qualidade, foi feita também uma lista de alimentos do bem. Os mocinhos da história, aqueles que, se você comer diariamente, acabam levando à perda de peso. É o caso da salada de frutas. O consumo diário foi responsável por 220g a menos na balança ao final de quatro anos. Verduras, legumes e castanhas em geral também foram classificados como aliados da perda de peso. Mas o 1º lugar no ranking dos mocinhos ficou com o iogurte. Um copo de iogurte todos os dias foi igual a menos 370g depois de quatro anos. Nem os pesquisadores sabem explicar exatamente por que iogurte emagrece, mas acreditam que seja porque o consumo de iogurte, como dos outros alimentos do bem, leva a pessoa a comer menos alimentos do mal.

Picanha brasileira, batata-frita e farofa – tudo isso é gostoso, mas sabe o que vai acontecer? São quase 2kg a mais em quatro anos. Isso se comer a carne e a batata-frita todos os dias.

Na guerra para não engordar, ganha quem montar um exército bem grande de alimentos do bem, mas pode deixar uns bandidos à solta só para não perder a graça da história.





Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário