Layout

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dicas preciosas para não engordar no inverno


Neste inverno você não engorda. Pelo menos não por acidente, não por achar que é ‘normal’ ganhar uns quilinhos ou por simples descuido. Confira as respostas da nutricionista Julyanna Célico para perguntas vitais a todas que querem manter a forma e evitar pânico na primavera:

É verdade que sentimos mais fome no inverno?
Sim. O corpo tende a acelerar o metabolismo para conseguir manter a temperatura corporal. Esse maior gasto calórico aumenta, consequentemente, nosso apetite.



Para quais alimentos devemos dar preferência no frio?

Devemos priorizar os alimentos quentes, como caldos, sopas, leite, chás… Tomando cuidado com os acompanhamentos como queijos, chocolates, gorduras. Prefira sopas com preparações a base de legumes, ervas e leite desnatado.



Sopas de saquinho engordam?

O valor calórico desses produtos é baixo (média de 80-90 calorias por porção), mas por possuírem muito sódio, podem causar aumenta da pressão arterial e inchaço.

É verdade que uma sopa ou caldo pode ter tanta calorias quanto uma refeição completa?
Em partes. As calorias desses caldos são basicamente da fonte de gordura utilizada (óleo, creme de leite) e dos queijos (quanto mais amarelo mais gorduroso e mais calórico). Sem eles, o alimento está liberado.


Quais são suas dicas para fugir do pensamento ‘é normal engordar no inverno’?

Não é normal e sim comum. Como a temperatura está mais baixa, nosso corpo gasta mais calorias e isso aumenta nosso apetite, fazendo com que a gente coma mais. E é aí que mora o perigo.
Continuar praticando atividades físicas, procurar equilibrar as refeições, principalmente nos dias em que consumiremos preparações mais calóricas (como fondue), com outros pratos mais leves durante o dia funciona. No mais, usar adoçantes nos chás, tomar muita água, aquecer as frutas e salpicar canela quando bater aquela vontade de comer doces e, por fim, usar leite desnatado quando preparar chocolate quente também pode ajudar a não ganhar peso durante a temporada de frio.

4 comentários:

  1. Oi minha Dra. PREFERIDA!

    Bem vinda a este mundinho virtual... Todo SUCESSO para seu blog e que você consiga estar sempre por aqui com suas dicas preciosas!
    Beijos, Dy

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju seja bem vinda...
    Estou na maior expectativa por suas dicas rsrsrs.
    Bjs queira e tudo de bom na sua vida profissional e pessoal.
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Ju! Vou acessar sempre.
    SUCESSO!!! Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú,pode te chamar assim?
    Ótimas dicas,vou tentar seguí-las neste inverno.
    Muitas dúvidas qto as sopas prontas.Vale ou não comê-las,são rápidas e eu não sei cozinhar,então vale usá-las?Bem vinda!!!
    Cris Silva

    ResponderExcluir