Segundo a revista Food Ingredients Brasil – FIB[1], muitas empresas lançam produtos light, diet ou zero, mas na maioria das vezes, os consumidores não sabem a diferença que há entre um e outro. Aproveite e esclareça as suas dúvidas.
Os produtos light na sua maioria devem oferecer 25% menos calorias que os convencionais, em relação ao atributo nutricional em questão (além de calorias, os alimentos podem ser reduzidos em outros nutrientes, como gordura e sódio). Por isto, estes produtos tornam-se aliados para quem precisa fazer algum tipo de dieta para emagrecimento. Porém, não se iluda, pois mesmo sendo produtos light, isso não significa que eles estão isentos de calorias e qu
Já nos produtos diet, normalmente ocorre a eliminação de açúcares que também podem estar relacionados às calorias. Um dos principais objetivos do lançamento diet é atender um público, na qual, tem restrição a algum alimento, os casos mais comuns são dos hipertensos ou diabéticos, dentre e você pode consumi-los sem restrições.
outros. Os produtos diet fabricados no Brasil podem apresentar no rótulo as expressões: “sem”, “isento de”, “não contém”, entre outras.
Atualmente, você poderá encontrar nos supermercados produtos com significação zero, mas enfim, qual a diferença? Na verdade, este nome foi lançado como uma estratégia de marketing. Pode-se citar omo exemplo, ao optar por um produto “zero açúcar” este será igual a um produto diet, ou seja, sem adição de açúcar.
Enfim, diante de todas estas informações, não se sabe exatamente qual versão é a mais adequada. Segundo Julyanna, “seria mais fácil se a versão light dos alimentos viesse com informação clara que esclarecesse de qual redução exatamente se trata, se de açúcar ou de gordura, já que em cada caso, as conseqüências para quem consome são diferentes”.
Créditos: [1] Food Ingredients Brasil _FIB, Vol. X - nº 3 – Maio/Junho, - 2008, p.37. [2] Julyanna Lísia Célico, nutricionista especializada em nutrição esportiva.
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