Layout

segunda-feira, 6 de junho de 2011

EUA propõem substituição da pirâmide alimentar por PRATO



A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, apresentou nesta quinta-feira (dia 02 de junho) as novas recomendações nutricionais do governo americano, que substituíram a tradicional representação gráfica de uma pirâmide por um prato.

Ela ressaltou que os pais podem olhar para os pratos de seus filhos e garantir que metade seja composta de verduras e frutas e a outra metade de proteínas não gordurosas, laticínios sem gordura e cereais integrais.

A nova representação, que recebeu o nome de "MyPlate", divide um prato em quatro porções iguais: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os laticínios.

Entre as recomendações que acompanham a nova representação gráfica se encontra a de "evitar os excessos". Metade do prato deve conter frutas e verduras, e pelo menos a metade dos cereais consumidos deve ser integral, segundo as recomendações. Além disso, é conveniente que o leite consumido tenha pouca gordura, beber água em vez de bebidas doces e ingerir pouco sal.

A antiga imagem, a "Pirâmide de Nutrição", representava os grupos alimentares em forma triangular. Os alimentos que deviam ser ingeridos em maior quantidade se encontravam em sua base, enquanto aqueles que deviam ser consumidos moderadamente ficavam no topo.

Segundo o Departamento de Agricultura, a pirâmide "estava fora de moda e era muito complicada" para os cidadãos, que reclamavam de receber informação contraditória, mas ela continuará disponível para os profissionais da área de saúde.

Vale ressaltar que no Brasil, temos hábitos alimentares diferentes dos americanos e é importante lembrar:
- evite o consumo leite e/ou derivados nas grandes refeições (almoço e jantar) para não afetar a absorção do ferro
- cuidado com a escolha da proteina! Prefira sempre as mais magras, sem gordura aparente e pele
- prefira frutas aos sucos, aumentando assim o consumo de fibras.

Se depender de Michelle Obama, os EUA irão emagrecer rapidinho!!! We will see...


Fonte: http://www.choosemyplate.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário